Nono Concurso Geral - FineArt Association

Categoria Livre - Casamentos e Ensaios
Alex Battistel | Rio Grande do Sul | Brasil

A árvore funcionou muito bem como uma bela moldura para a dança do casal. O fato da silhueta conter movimento (a dança) adiciona mais força a direção de cena e a imagem em geral.

Alex Bernardo | Santa Catarina | Brasil

Linda cena. O movimento dos cabelos da noiva e o brilho do sol em suas pontas adicionam calor e movimento a composição.

Alexandre Casttro | Minas Gerais | Brasil

Momento incrível e cheio de energia. O que chama maior atenção é a luz que o fotógrafo soube aproveitar bem, que se espalha da direita para o lado esquerdo da cena tocando o rosto de todos.

Allex Cordeiro | Rio de Janeiro | Brasil

A expressão de espanto das daminhas ganhou esta imagem.

Alysson Oliveira | Minas Gerais | Brasil

Saber posicionar bem o casal sem prejuízo da comunicação entre os planos é essencial na hora de produzir boas silhuetas. O casal está posicionado no único local que funcionaria nesta situação. A luz alta adiciona charme, pois faz brilhar as pedras que existem no caminho.

Alysson Oliveira | Minas Gerais | Brasil

Um momento comum que se tornou interessante, a partir do uso criativo das sombras projetadas.

Alysson Oliveira | Minas Gerais | Brasil

Linda dança entre sombras, formas e cores. A silhueta completa esta dança com maestria.

Anderson Crepaldi | São Paulo | Brasil

Uma brincadeira onde o cachorro parece tapar os olhos para não ver o namoro do casal.

Anderson Crepaldi | São Paulo | Brasil

Adoro quando as inibições saem de cena e as pessoas começam a demonstrar sem medo o carinho que sentem umas pelas outras. Em especial, os homens, que por machismo escondem essas demonstrações de carinho e quando embriagados conseguem então se expressar.

Anderson Marques | Estados Unidos

Os elementos luminosos se distribuem pela fotografia de modo harmônico preenchendo todo o quadro enquanto o casal se destaca de modo imediato, enquadrados na parte escura da imagem.

Anderson Marques | Estados Unidos

Composição interessante e repleta de informação. Posicionar o casal na área limpa salvou a imagem de se tornar caótica, fazendo nosso olho identificá-los imediatamente, de modo efetivo e veloz.

Anderson Marques | Estados Unidos

O padrão geométrico capturado na composição lembra ondas em expansão. "O amor do casal irradia e se espalha, contagiando todos ao seu redor.”

Anderson Marques | Estados Unidos

A maneira como os elementos se distribuem na composição é de arrepiar. Maestria total!

Anderson Marques | Estados Unidos

Composição interessante e equilibrada. A bandeira do Brasil ao centro traz ainda mais senso de equilíbrio de peso de informações distribuídas na composição.

Anderson Marques | Estados Unidos

Uma escolha de lugar ousada para fazer um retrato da noiva. Muitos fugiriam desta situação extrema de contraste entre luz intensa e sombras duras. A ideia funcionou muito bem.

Anderson Marques | Estados Unidos

Bela combinação de longa exposição, arquitetura e contraluz no casal. O conjunto forma uma belíssima imagem.

Anderson Pires | Rio de Janeiro | Brasil

Pensar numa composição feita com BAIXA latitude pode ser uma boa ferramenta. O contraste reforçado da diferença entre as áreas escuras (bem escuras) e áreas claras (muito claras) fez total diferença na composição desta fotografia.

André Martins | São Paulo | Brasil

Colocar o casal pra brincar, ser criança novamente, é uma das ferramentas mais poderosas que podemos usar para gerar pra eles uma experiência incrível e conseguir por consequência boas fotos.

André Martins | São Paulo | Brasil

Aquele “estar perto” que nos coloca dentro da cena.

Christian Oliveira | Minas Gerais | Brasil

Bela distribuição de elementos. A leitura que fazemos, da esquerda pra direita funciona com bastante fluidez.

Clara Sampaio | Rio de Janeiro | Brasil

A sobreposição ou achatamento de planos costuma virar um problema em muitas de nossas imagens, nesta daqui ela se tornou um elemento de humor, onde o dedo da noiva parece tocar o olho do DJ.

Clara Sampaio | Rio de Janeiro | Brasil

Uma foto extremamente carregada de emoção. Não é preciso dizer muito sobre ela, basta olhar e sentir. Esplêndida!

Clebert Gustavo Pereira | Paraná | Brasil

A distorção da lente comunica bem o sentimento do noivo ao ser jogado para o alto. A força de uma fotografia tem muito a ver com as sensações que ela é capaz de despertar.

Clebert Gustavo Pereira | Paraná | Brasil

O conceito vindo do Fotojornalismo - a fotografia feita com intuito de ser publicada em jornais - era contar o máximo de detalhes e histórias dentro de uma única imagem, justamente porque matérias em jornal costumam utilizar apenas uma imagem para ilustrar o assunto que o texto relata. Este conceito foi bem aplicado nesta imagem, contar mais de uma história em uma única imagem.

Clebert Gustavo Pereira | Paraná | Brasil

Que cenário charmosinho! O ângulo favoreceu a comunicação entre a presença do casal e a beleza da cena.

Clebert Gustavo Pereira | Paraná | Brasil

Um mar de rostos e expressões intensas. Uma captura precisa das reações a captura do buquê.

Daniel Ribeiro | Mato Grosso do Sul | Brasil

Organizar e equilibrar composições com muitos elementos é um grande desafio. O fotógrafo corre o risco de ter uma cena demasiadamente caótica e pesada. Esta foto é um exemplo desta organização.

Daniel Ribeiro | Mato Grosso do Sul | Brasil

O modo como nosso olhar passeia pela grama “incendiada” pela luz quente e termina de percorrer a cena se deparando com o casal emoldurado pela porta, torna a leitura dessa imagem muito prazerosa.

Daniel Ribeiro | Mato Grosso do Sul | Brasil

O modo como os aviões se espalham pela composição, equilibra e distribui o peso na imagem, tornando-a harmônica e gostosa de ver.

David Hofman | Distrito Federal | Brasil

A cor vibrante combina muito bem com a intensidade da cena. A luz ambiente foi inteligentemente bem aproveitada neste clique.

David Hofman | Distrito Federal | Brasil

A composição desta imagem é impecável. Demonstra que o fotógrafo soube escolher muito bem o seu posicionamento, formular sua composição e aguardar o momento certo. Essa antecipação da construção da imagem é a chave para capturar momentos com composições incríveis.

David Hofman | Distrito Federal | Brasil

O distanciamento ajudou a evidenciar a beleza da locação e da luz que incide sobre o cenário.

David Hofman | Distrito Federal | Brasil

Composição que equilibra bem a presença humana diante de uma arquitetura forte e chamativa. As cores ajudam a prender nosso olhar na parte inferior da imagem.

David Hofman | Distrito Federal | Brasil

O espelho serviu muito bem de moldura para a noiva, enquanto a sombra do noivo balanceia os lados esquerdo e direito desta composição. O movimento que a noiva causa na barra do vestido é um toque sutil e efetivo na construção desta cena.

Duarth Fernandes | Minas Gerais | Brasil

As crianças roubam a cena durante a cerimônia religiosa. O foco seletivo dá maior ênfase a cena do primeiro plano, enquanto o segunda plano desfocado o contextualiza.

Eduardo Perazzoli | Paraná | Brasil

Lindo jogo de geometrias, cores e molduras. A luz foi essencial para destacar o casal em meio a tantos detalhes.

Eduardo Perazzoli | Paraná | Brasil

Belíssima decoração de casamento feita com luz de velas. O ponto de vista escolhido pelo fotógrafo fez total diferença no clique. Gosto dos jurados terem elegido esta imagem como ganhadora, valorizando um tipo de foto que os clientes adoram e os fotógrafos costumam não gostar de fazer.

Elisson Andrade | Paraná | Brasil

A cena transmite a sensação das crianças, ansiosas e temerosas em fazer a sua entrada.

Fabiano Nunes | Minas Gerais | Brasil

Composição limpa e objetiva e muita força na expressividade das mulheres que compõem a cena. Essa combinação funciona muito bem.

Fabiano Nunes | Minas Gerais | Brasil

Muitas vezes o fotógrafo escolhe clicar em horários que não o favorecem. Em geral, a luz do final da tarde contribui muito para um bom resultado. Clicar no final de tarde permite capturar essa luz rasteira, que “toca" todos os elementos do cenário "aquecendo-os" e os tornando ainda mais belos. O casal está muito bem posicionado na zona circular (que destoa das demais áreas gramadas do cenário), e o movimento da cauda do vestido da noiva reforça o modo como nosso olhar se prende ao casal mais do que a outros pontos da composição.

Fabiano Nunes | Minas Gerais | Brasil

Um momento sempre agridoce para os pais. A alegria de ver a filha atingir sua maturidade, a saudade que já bate de cuidar e proteger, de ter a filha sempre por perto.

Fabio Ferreira | Rio de Janeiro | Brasil

Gosto muito do modo como o queixo do casal acompanha as linhas da paisagem e o Cristo redentor é emoldurado pelo espaço entre o rosto dos dois.

Fabio Ferreira | Rio de Janeiro | Brasil

A garota exibe seus malabarismos e a galera vai a loucura. As expressões intensas são o ponto forte desta imagem.

Fabio Ferreira | Rio de Janeiro | Brasil

Sensacional o modo como o fotógrafo conseguiu preencher todo o quadro com muita vida, movimento, alegria e sensações. Ao usar um pouquinho nossa imaginação, podemos praticamente "ouvir a fotografia tocar seus sons".

Giancarlo Pavanello | São Paulo | Brasil

Curioso como as referências vão surgindo de modo inconsciente na fotografia, imagino que o autor tenha assistido uma cena de Titanic onde a Rose faz exatamente este movimento no vidro. O desfoque no segundo plano enfatiza a noção de intimidade.

Greyci Moser | Santa Catarina | Brasil

As mãos e o modo como os rostos se encontram demonstram profunda conexão entre o casal. A chuva adiciona o toque de encantamento a esta foto. Iluminar com o led permitiu capturar as gotas da chuva como riscos, e não congeladas como seria com o uso do flash.

Greyci Moser | Santa Catarina | Brasil

Lindo registro de ação e reação. A noiva se prepara pra sair em direção a cerimônia, enquanto a família demonstra sua emoção ao ver a noiva pronta e linda.

Habner Weiner | Rio Grande do Norte | Brasil

O fotógrafo fez uma excelente escolha ao se distanciar do casal para aproveitar a magnitude e grandeza do cenário. O tom amarelado das rochas contrasta lindamente com o azul do céu.

Jô Alcântara | Rio Grande do Norte | Brasil

Um registro forte e sensível a respeito da ternura das crianças. A foto também nos leva a refletir sobre a importância da fotografia para futuras gerações compreenderem melhor suas origens e raízes familiares.

Jô Alcântara | Rio Grande do Norte | Brasil

A belíssima luz que envolve as mãos e o rosto da noiva tem bastante força, a falta do rosto é compensada de maneira inteligente pelo reflexo do olhar da noiva capturado no detalhe de metal da porta.

Jô Alcântara | Rio Grande do Norte | Brasil

Talvez o maior desafio do fotógrafo seja comunicar coisas invisíveis como o carinho, amor e a saudade, retratadas lindamente nesta fotografia.

Jean Barroso | São Paulo | Brasil

Lindos tons do entardecer coroados pelo bonito uso do flare entre a silhueta do noivo e da noiva. O pássaro da direita adiciona um toque de sutileza na composição.

Jean Barroso | São Paulo | Brasil

A sincronicidade é o grande elemento desta fotografia. O abraço da noiva no primeiro plano acontece simultaneamente com o enxugar de lágrimas de três pessoas no segundo plano desta cena.

JEFFERSON ROSA | Santa Catarina | Brasil

O registro de uma cena no carro que foge dos grandes clichês reproduzidos cotidianamente em casamentos.

Jei Heydt | Rio Grande do Sul | Brasil

A situação inusitada (um casal vestido com trajes de casamento fazendo rapel) já carrega muita força, posicionar o noivo de cabeça pra baixo deu o toque final.

Jhonatan Soares | Paraná | Brasil

Toda a loucura da festa muito bem retratada nesta imagem.

Jocieldes Alves | Paraíba | Brasil

Belíssimo momento entre mãe e filha. Não sei em que momento a foto foi feita, mas ela pode ter sido feita durante a sessão de fotos protocolares da família, um momento subestimado pela maioria dos fotógrafos.

Jocieldes Alves | Paraíba | Brasil

Flash em contraluz durante a chuva é sempre uma boa pedida, o movimento do vestido da noiva enriquece a composição da cena.

Joel Perez | Paraná | Brasil

A captura de microexpressões (que duram milésimos de segundos) exige extrema atenção e câmera pronta para disparar!

Joel Perez | Paraná | Brasil

Gosto da percepção que temos de proporção e profundidade. Apesar da fotografia ser bidimensional, usar bem os planos pode causar a noção de tridimensionalidade (o carro a frente e o casal no segundo plano).

Joel Perez | Paraná | Brasil

A seriedade da menina “narciso” nos faz sentir que ela está praticamente numa busca pela sua própria identidade, enquanto olha seu reflexo e reflete sobre si mesma. O casal ao fundo adiciona o contexto em que a fotografia foi capturada: uma cerimônia religiosa. Durante um casamento, existem mini histórias como esta acontecendo em meio a história magna - do casal - e capturá-las adiciona força a narrativa do evento.

Joel Perez | Paraná | Brasil

Uma fotografia belíssima e completa. Luz, composição e direção de cena “se conversam” para formar um belíssimo conjunto.

Junior Barreto | Rio Grande do Norte | Brasil

Inteligente uso de geometria e sombras. A interação entre a sombra e o perfume (toque) foi uma grande sacada.

Junior Barreto | Rio Grande do Norte | Brasil

O ambiente fora da igreja ambienta o momento do clique. A cena foi fotografada antes do início da cerimônia, e o noivo já emocionado não consegue conter as lágrimas a medida que se aproxima um dos momentos mais importantes de sua vida.

Junior Pereira | Minas Gerais | Brasil

Fotografia intrigante que prende nossa atenção. Sempre que momentos que acontecem muito rápido aos nossos olhos naturais são “congelados” na fotografia e temos então a chance de olhar para eles quanto tempo quisermos, nos sentimos atraídos. Nossa atenção é capturada.

Junior Pereira | Minas Gerais | Brasil

Lindas cores e a sensação que a conexão do casal nos transmite.

Leandro Donato | São Paulo | Brasil

Esta imagem é um brilhante exemplo a respeito de encontrar uma bela composição e aguardar o momento certo para clicar.

Leonardo Alessio | Paraná | Brasil

O casal contempla o futuro iluminado e brilhante que está diante deles, por vir.

Leonardo Alessio | Paraná | Brasil

Tudo funciona harmonicamente nesta composição simétrica e equilibrada. Palmas para o fotógrafo que demonstrou seu domínio de luz, desenhando os detalhes das grades e envolvendo o casal em tons frios que se destacam.

Leonardo Alessio | Paraná | Brasil

O contraluz destacou o casal e enfatizou a beleza do cenário, a medida que a luz toca nas pedras e dá a elas textura e profundidade.

Lycio Mororo | Ceará | Brasil

Por mais momentos incrivelmente humanos, simples e tocantes como estes, na cobertura dos casamentos!

Madson Augusto | Rio Grande do Norte | Brasil

Sutil e impactante. A noiva se prepara para dar os primeiros passos na direção de um dos momentos mais importantes de sua vida. A penumbra simboliza esse momento de introspecção e ansiedade.

Madson Augusto | Rio Grande do Norte | Brasil

Linda combinação entre lightpainting, longa exposição e contraluz. O conjunto é forte e chamativo.

Madson Augusto | Rio Grande do Norte | Brasil

Um festival ousado de cores e intensidade. O contraste dos tons avermelhados com os tons azuis entre as árvores que dividem o quadro encanta e prende a atenção.

Madson Augusto | Rio Grande do Norte | Brasil

Criativa utilização de um simples globo de vidro para criar uma fotografia inusitada. A maneira como as mãos envolvem o globo recorda um gesto de Criação e cuidado. Uma simbologia da criação da terra: o Gênesis com direito a Adão e Eva presentes em um lugar paradisíaco.

Madson Augusto | Rio Grande do Norte | Brasil

Cenas chuvosas capturadas com uso de contraluz com flash geralmente rendem fotos impactantes, essa daqui, além da chuva, tem o patinho como elemento inusitado que adiciona um toque de graça a imagem.

Marcello Pereira | São Paulo | Brasil

O detalhe que faz total diferença nesta imagem é o olho da noiva emoldurado pela aliança em uma fotografia de momento. O fotógrafo não posou ou construiu a cena, simplesmente percebeu este detalhe e capturou. Esta perspicácia de observação lhe rendeu o prêmio.

Marcelo Silva | Distrito Federal | Brasil

Hilário o olhar assustado do cachorrinho. Ganhou a foto!

Marcelo Silva | Distrito Federal | Brasil

Que utilização interessante para este cenário. A construção do fotógrafo foi precisa e acertada. O modo como a cabeça da noiva se encaixa na parte preta é sensacional. Os dois parecem caminhar em direção a um portal.

Marcelo Silva | Distrito Federal | Brasil

Belíssimo jogo de cores e formas. O fotógrafo soube posicionar os rostos de modo milimétrico e preciso, afim de nos fazer enxergar imediatamente o casal, apesar da alta quantidade de informação presente nesta complexa composição. Brilhante!

Marcos Pellegrini | Rio de Janeiro | Brasil

O foco seletivo e o desfoque reforçam o apelo sensorial do toque das mãos. Lindo e sutil!

Maucha Lamins | São Paulo | Brasil

Janelas da alma jorrando emoções intensas.

Nei Bernardes | Rio Grande do Sul | Brasil

Estar atento ao que acontece ao nosso redor é essencial. Se o fotógrafo estivesse preso apenas a noiva, ele não teria enxergado esta cena que adiciona um brilhante toque de humor a fotografia.

Nei Bernardes | Rio Grande do Sul | Brasil

O lado esquerdo do quadro adiciona a intensidade que a fotografia precisa, comunicando o sentimento do casal. O lado direito com os convidados comunica o contexto (cerimônia) em que o casal está inserido.

Nei Bernardes | Rio Grande do Sul | Brasil

A imagem é forte e dinâmica. Os olhares do noivo e noiva, e o vôo do pássaro apontam na mesma direção, criando sensação de movimento e força.

Paulo Guanais | Bahia | Brasil

O enquadramento é repleto de informações e a cena preenche toda a tela. O Quadro Cheio é um dos recursos poderosos na composição para a fotografia de momentos.

Paulo Ternoski | Paraná | Brasil

Esta fotografia é a prova de que a precisão do fotógrafo em capturar o tempo exato do clique faz total diferença.

Rafael Seiji Yamauchi | São Paulo | Brasil

Momento característico de fim de festa, abrilhantado por uma luz bem posicionada, bem pensada.

Régis Cristiano | São Paulo | Brasil

A sensação de movimento e euforia desta imagem é surreal.

Renato Mello | Rio Grande do Sul | Brasil

Acertada escolha de ponto de vista para clicar esta composição preenchida por detalhes e elementos. Esta mesma fotografia composta apenas com os objetos inanimados certamente não teria a mesma força. Incluir um elemento humano ou animal em fotos de detalhes é uma grande sacada.

Renato Moura | São Paulo | Brasil

Linda combinação entre o tom da sombrinha (ou da luz que coloriu a sombrinha) com os bokehs amarelos.

Renato Silva | Rio Grande do Norte | Brasil

As lágrimas são elementos muito fortes na comunicação da expressividade humana, pois elas costumam demonstrar sentimentos puros, que não podem ser fingidos ou falseados.

Ricardo Clavello | Rio de Janeiro | Brasil

Pense num abraço gostoso e verdadeiro! A espontaneidade das crianças é algo sensacional.

Ricardo Clavello | Rio de Janeiro | Brasil

Emoção clicada sem distrações, de perto, de frente, de modo impactante e intenso.

Rodolpho Mortari | São Paulo | Brasil

As pessoas vão diminuindo de tamanho da esquerda para a direita. Fantástica a noção de profundidade que esta “fila” de pessoas em perspectiva cria.

Silas Coelho | Bahia | Brasil

Não apenas o posicionamento curioso do casal, mas a expressão da boca do noivo e do olhar da noiva nos intriga e provoca curiosidade.

Tatiana Bernardo | São Paulo | Brasil

Uso criativo e bem planejado do flare para emoldurar o rosto do casal.

Victor Ataide | Minas Gerais | Brasil

A simetria na composição encanta. O casal se destaca em meio a beleza das cores do crepúsculo.

Victor Knabben | Paraná | Brasil

Belíssima moldura e composição. Capturar o buquê no ar foi a cereja do bolo.

Vinicius Terror | Minas Gerais | Brasil

O ponto alto da imagem é a sobreposição do corpo de quem segura o espelho com a cabeça da noiva. Esta "ilusão de ótica" torna a fotografia engraçada e espirituosa. Os reflexos infinitos adicionam ainda mais força a fotografia.

Volnei Souza | Santa Catarina | Brasil

Bela composição, tons e cores. A dança acontece diante de um belíssimo entardecer.

Wadson Aguiar | Minas Gerais | Brasil

Linda composição e contraste entre tons frios e quentes. A igreja e as cruzes podem simbolizar a união do casal diante de Deus.

Wagner Maia | São Paulo | Brasil

Mais um belo exemplo do uso do foco seletivo para direcionar a atenção para um ponto ou acontecimento específico na cena.

Wagner Maia | São Paulo | Brasil

Isso que é receber apoio dos amigos num relacionamento!

Wagner Maia | São Paulo | Brasil

Bacana ver a aglomeração de mãos em direção ao buquê e a expressão de suspense da noiva enquanto o buquê voa no ar. Quem será a felizarda a pegá-lo?

Wiliam Perin | Rio Grande do Sul | Brasil

Para fazer esta imagem, imagino que o fotógrafo tenha tomado um verdadeiro banho de champanhe. Até onde vai a sua disposição em se arriscar e se jogar para fazer uma boa fotografia? Fantástica.

William Scheid | Santa Catarina | Brasil

Acertada decisão do fotógrafo em chegar perto, preencher o quadro com este abraço e assim enfatizar fortemente a expressão emocionada deste convidado/familiar/amigo.

William Scheid | Santa Catarina | Brasil

Fantástica conexão entre planos e momentos. A cena toda conversa entre si para nos tocar e comover.

Zi Fernandes | Rio de Janeiro | Brasil

Uma cascata de emoções muito bem organizada e distribuída pela composição.

Zuilk Soares | Piauí | Brasil

O elemento primordial da construção desta imagem é a ousadia. Ousadia do fotógrafo ao escolher expor nas altas luzes e apenas delinear as formas do rosto da noiva, mais escondendo do que mostrando-o. Ousadia ao buscar movimento para a silhueta do noivo. Deu tudo muito certo!

Zuilk Soares | Piauí | Brasil

Belíssima composição com quadro cheio - onde não existem áreas sem informação -
As criancas demonstram grande envolvimento com este momento da prece. Lindo demais!

Zuilk Soares | Piauí | Brasil

O garotinho da bicicleta entra na cena pra complementar o balanceamento dos lados esquerdo e direito. Curiosamente, as cores de sua bicicleta conversam com as cores das bandeiras, trazendo um toque ainda mais especial em sua participação na composição desta imagem.